Comunicação à distância, Uncategorized

Sintonia de antena por controlo da receção

O objetivo da antena é levar o sinal ao receptor em boas condições (áudio, CW, dados).

No entanto, o ajuste de antenas de rádio amador geralmente é feito com base no SWR na alimentação da antena, apesar de parte da energia irradiada ser transportada pelo ar ou absorvida de outra forma.

Alguém poderia obter melhores resultados focando simultaneamente o transformador de acoplamento e o arranjo da antena, com base nos valores locais de SWR e na leitura telemétrica obtida do receptor de teste?

Alguém colocaria o receptor de teste em uma direção de escuta arbitrária, a uma distância apropriada em comprimentos de onda, depois voltaria ao barraco e executaria os testes. O objetivo é selecionar remotamente a frequência do receptor de teste e obter a força do sinal de recepção.

Nas frequências HF, a antena do receptor seria um desafio. Núcleo de ferrite?

Um receptor SDR controlado por um microcontrolador do tipo Arduino, conectado a um dispositivo móvel, atuaria como receptor de teste, enviando o valor de s-meter para o rádio shack.

Lá, agiríamos com base no transformador de acoplamento e na disposição da antena para obter os melhores resultados na banda e localizações de teste pretendidas.

Comenta, discute, participa.